Mais de 16 mil pacientes já foram atendidos nas 11 policlĂnicas que retomaram os serviços depois de terem sido fechadas como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado. As unidades estĂŁo disponĂveis para mais cinco milhões de baianos nas regiões de IrecĂŞ, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Santo AntĂ´nio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, VitĂłria da Conquista, Jacobina, Senhor do Bonfim, onde estĂŁo instaladas.
Em alinhamento com os ConsĂłrcios Municipais de SaĂşde, o Governo do Estado iniciou o processo de abertura gradual dos equipamentos. Como critĂ©rio estabelecido, apenas as cidades que nĂŁo tiveram registro de novos casos do coronavĂrus durante 14 dias poderiam retomar as atividades. As policlĂnicas das regiões de Simões Filho, Guanambi e Itabuna estĂŁo previstas para reabrirem nos dias 13, 15 e 20 de julho, respectivamente. As unidades JequiĂ© e Valença ainda nĂŁo possuem previsĂŁo de reabertura.
Segundo o governador Rui Costa, ”as policlĂnicas oferecem serviços essenciais para a população e estamos retomando as atividades para garantir aos pacientes o tratamento para doenças que precisam de acompanhamento. Por isso conversei com presidentes de consĂłrcios que administram essas unidades sinalizando meu posicionamento para a reabertura. Mas a decisĂŁo final fica por conta dos consĂłrcios, que levam em consideração as taxas de contágio dentro dos municĂpios para fazerem a reabertura”.
Nas unidades, que foram construĂdas com recursos estaduais, os pacientes tĂŞm acesso a uma variedade de especialidades mĂ©dicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrĂcia, mastologia e urologia. TambĂ©m sĂŁo oferecidos diversos exames, como ressonância magnĂ©tica, tomografia, mamografia, ultrassonografia com Doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros.
Critérios de segurança
A Sesab tambĂ©m estipulou a testagem das equipes como critĂ©rio para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlĂnicas. As equipes mĂ©dicas e de apoio administrativo, incluindo agentes de segurança e motoristas, que atuam nas policlĂnicas estĂŁo sendo submetidos a exames para detecção da Covid-19 e a cada 15 dias os exames serĂŁo repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnĂłstico confirmado ficarĂŁo em isolamento domiciliar.
AlĂ©m destas ações, para diminuir o risco de contaminação, as unidades reduziram o fluxo de pessoas, os assentos das recepções sĂŁo organizados de modo que os pacientes se acomodam intercalados, cumprindo o distanciamento mĂnimo de 1,5 metro. TambĂ©m foi reduzido o acesso de pessoas nos refeitĂłrios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da SaĂşde.
Transporte
TambĂ©m para garantir a segurança, os pacientes transportados nos micro-Ă´nibus das policlĂnicas passam por uma triagem no seu municĂpio de origem antes de entrar no veĂculo. As pessoas que apresentam mais de um sintoma compatĂvel com a doença, como temperatura acima de 37.8, nĂŁo podem embarcar e sĂŁo encaminhadas a uma unidade de referĂŞncia. A lotação máxima do micro-Ă´nibus tambĂ©m foi reduzida para 50%. Por recomendação da Sesab, as janelas ficam abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado Ă© evitado. Durante as viagens, os usuários do veĂculo ficam distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.
Repórter: Tácio Santos
