De acordo com os pesquisadores, a estimativa é de que 30 vidas foram preservadas no período de 31 dias após a decisão liminar provisória do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de suspender as operações policiais no estado por quanto durar a pandemia do novo coronavírus. O estudo comparou o impacto da medida nos 31 dias com média da série histórica desde 2007.
A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais de ocorrências criminais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), dados sobre operações policiais produzidos pelo GENI/UFF e informações sobre tiroteios do Datalab Fogo Cruzado – RJ.
De acordo com o levantamento, do dia 5 de junho até 5 de julho, houve uma redução de 78% das operações policiais. A pesquisa indicou que essa redução não veio acompanhada do aumento de criminalidade. Os pesquisadores identificaram uma redução de 48% nos crimes contra a vida e de 40% nos crimes contra o patrimônio no mesmo período. Para o pesquisador do GENI/UFF Daniel Hirata, o cruzamento dos dados indica que as operações policiais não são eficientes em reduzir a ocorrência de crimes.
Fonte: BN

0 Comentários