As informações são de que a empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), produtora de veículos elétricos, é uma das favoritas para assumir a produção no antigo completo industrial.
“A Ford confirma que está em processo de negociação com a BYD para a venda da sua fábrica em Camaçari, na Bahia, mas neste momento não temos nada concreto para anunciar”, disse por meio de nota ao site UOL.
A Ford decidiu interromper sua produção no Brasil em 2021, com isso veio em janeiro o fim da produção em duas unidades: Camaçari (BA) e Taubaté (SP). A unidade de São Bernardo do Campo (SP) já tinha fechado em 2019 e Horizonte (CE), da Troller, encerrou sua produção no fim de 2021.
A fábrica em Camaçari empregava cerca de 4 mil trabalhadores diretamente, sem contar os empregados das empresas satélites, que forneciam peças e prestavam serviços à fábrica e seus funcionários. Com esse grupo, o número de desempregados sobe cerca de 20 vezes, conforme o Dieese.
De acordo com o site especializado Automotive Business, os chineses já assinaram um protocolo de intenções com o governo da Bahia e prevê a instalação de três linhas de montagem em Camaçari.

0 Comentários