O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a China no próximo dia 26 de março em uma comitiva composta por mais de 200 pessoas, incluindo empresários, ministros, parlamentares e governadores.
Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, também fará parte da comitiva e deixará o vice, Geraldo Junior (MDB), no comando do governo estadual. Além disso, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), devem estar presentes.
A comitiva é justificada pelo fato de a China ser a principal parceira comercial do Brasil desde 2009, com um superávit de US$ 61,8 bilhões em 2022. O governo brasileiro pretende ampliar as exportações de carne e vender o mais novo avião comercial da Embraer, o jato de médio porte 190 E2, para as linhas aéreas chinesas.
Representantes de 140 setores da economia brasileira acompanharão a comitiva oficial, selecionados por Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente responsável por essa tarefa, e os ministros Alexandre Padilha, pela Secretaria de Relações Institucionais/Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, e Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil.
Investimento na Bahia
Uma das principais pautas a ser discutida na viagem é a aquisição da fábrica da Ford em Camaçari, com a BYD retomando os trabalhos no local para a produção de veículos ainda neste ano. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também negociará outros projetos importantes, como a ponte Salvador-Itaparica.
Com informações do Jornal A Tarde

0 Comentários