| Foto: Reprodução / Redes Sociais |
Localizada entre as cidades de Cachoeira e Governador Mangabeira, no recôncavo baiano, a vazão da barragem pode chegar a 1.500 m³ por segundo, volume máximo da calha do rio, de acordo com as regras de operação. Neste domingo, a capacidade está em 63,50% do volume útil dos reservatórios.
Ainda de acordo com a empresa, o procedimento, que pode ser de abertura ou fechamento, ocorre de acordo com a necessidade e faz parte das operações da Usina, realizadas de forma controlada para garantir a segurança.
Na quarta-feira (22), todas as cinco comportas da barragem foram abertas para liberar maior volume de água e prevenir as cheias.
A barragem de Pedra do Cavalo abastece a Região Metropolitana de Salvador (RMS), sendo a principal fonte responsável por fornecer 60% de todo o recebido de água pela RMS. A grande quantidade de água liberada pode apresentar diversos impactos ambientais e socioeconômicos. A grande liberação de oxigênio e de outros elementos na água, além da própria água nos rios, pode levar à morte dos peixes e comprometimento da mata ciliar. As populações ribeirinhas e pescadores da região também podem ser afetadas. (Fonte: BahiaNotícias/Maria Eduarda Gomes)
0 Comentários