Últimas

6/recent/ticker-posts

‘É um cenário de pós guerra. Tudo foi devastado’, diz jornalista que visitou cidades afetadas pela chuva no Vale do Jiquiriçá

 


As cidades do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá sofrem com as cheias dos rios após temporal que assola a região desde a última quinta-feira (23). O município de Laje, Mutuípe, Jiquiriçá e Ubaíra foram os mais atingidos. As cidades ficaram embaixo d’água.

O jornalista Vinícius Júnior visitou a região e relatou ao Programa do Valente que viu muita devastação: ‘um cenário de pós guerra’, relatou.

De acordo o jornalista, nas cidades de Jiquiriçá e Ubaíra muitas pessoas estão desabrigadas.

“Parece um cenário de pós guerra, tipo aqueles bombardeios que acontecem no Oriente Médio, onde as pessoas tentam fugir e não tem para onde. Muitas casas destruídas, muita lama na cidade. Não tem comida porque os supermercados foram invadidos pelas águas e mesmo com as águas baixando, o cenário que vemos é de devastação”, conta.

Ainda conforme Vinícius Júnior, das cidades visitadas, Mutuípe é a que está voltando a normalidade. Nas cidades devastadas, não há fornecimento de energia e de água potável, e a comunicação via telefone ou internet estão prejudicadas.

“As cidades vizinhas se juntaram e estão fazendo doação de água e alimento. O Coronel Piton e Sá Pacheco da Polícia Militar também se mobilizaram. As cidades estão passando por uma situação complicadíssima”, fala.

A localidade da Sapucaia, em Ubaíra foi a mais atingida pela cheia do rio e está em estado crítico, completamente destruído pelo Rio Jiquiriçá.

Famílias estão desalojadas e as pessoas desabrigadas estão em escolas localizadas na parte alta da cidade e em ginásios de esportes.

O município está recebendo ajuda de cidades vizinhas e também do governo do estado.

“Vai levar muito tempo para as cidades se reerguerem. O acesso a estada está sendo feita peça BR-420, com algumas barreiras, mas dentro das cidades o tráfego é impossível”, finaliza.   blogdovalente





Postar um comentário

0 Comentários