Últimas

6/recent/ticker-posts

Na Bahia, Rui Costa afirmou que máscaras podem voltar a ser obrigatórias em determinados ambientes

 


Nesta segunda-feira (28), durante coletiva de imprensa,  o governador da Bahia, Rui Costa, disse que irá aumentar o número de leitos de Covid-19 no Hospital Espanhol, em Salvador. Além disso, Rui contou que analisa a volta do uso obrigatório de máscaras em determinados ambientes.

“Há um número crescente de demanda por leitos de UTI e leitos clínicos. A maior demanda etá concentrada na RMS, principalmente na capital. No interior, os números são baixos. Mas pelo histórico de contaminação, esse foi processo da covid, os números crescem nas maiores cidades e depois vai se espalhando nas cidades do interior”, disse Rui. Os locais onde o uso do equipamento será obrigatório ainda serão definidos, durante a reunião, que acontecerá nesta segunda.

Segundo o governador, os leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) serão ampliados até o final desta semana. Ele falou que o Espanhol terá o máximo de leitos para atender os pacientes contaminados com o vírus, mas não detalhou o número.

“O quadro preocupa porque são diversas variantes e existem casos em que elas contaminam ao mesmo tempo. O padrão de contaminação continua sendo pessoas não vacinadas e pessoas idosas”, afirmou o governador.

O governador fez um apelo para que as pessoas se vacinem, visto que o agravamento da doença tem acometido mais idosos e pessoas com ciclo vacinal incompleto.

“Nos preocupa principalmente o grande número de pessoas não-vacinadas, e isso inclui aquelas que não completaram o ciclo vacinal, não tomaram a primeira, segunda, terceira e quarta doses. Quando você cruz os dados, vê que os casos mais graves são de idosos e não-vacinados. A gente pede que as pessoas se vacinem, não há motivo para que as pessoas continuem morrendo quando tem vacina”.

Em toda Bahia, a taxa de ocupação geral dos leitos em unidades para tratamento da Covid-19 é de 64%. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 78% dos leitos de UTI adulto estão ocupados, enquanto os de UTI pediátrico estão em 35%. Os leitos clínicos adultos estão com 52% de ocupação e os pediátricos em 90%.

Postar um comentário

0 Comentários