Últimas

6/recent/ticker-posts

SAJ: Com as fortes chuvas, asfalto volta a ceder na Praia do DendĂȘ


O asfalto no entroncamento que liga a BA-046 e a BR-101, em torno de Santo AntĂŽnio de Jesus, conhecido como regiĂŁo da Praia do DendĂȘ, voltou a ceder com as fortes chuvas dos Ășltimos dias.

Nesta quarta-feira (30), nossa equipe, recebeu filmagens de internauta que relata dificuldade que os motoristas tĂȘm enfrentado para atravessar a BR-101, regiĂŁo conhecida como Praia do DendĂȘ. É possĂ­vel ver, atravĂ©s das imagens, um desnivelamento da pista com uma cratera coberta de ĂĄgua.

“Olha que dificuldade nĂłs estamos tendo para poder atravessar a BR, em Santo AntĂŽnio de Jesus. EstĂĄ afundando cada vez mais.” 

Conforme noticiado pela nossa equipe, o asfalto estĂĄ cedendo desde o perĂ­odo de SĂŁo JoĂŁo, quando a regiĂŁo tem alta no fluxo de veĂ­culos e recebe muitas chuvas. A situação piorou nos Ășltimos dias.

Entramos em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que respondeu que a regiĂŁo Ă© de responsabilidade do Governo do Estado. O Blog do Valente tenta contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado. No ano passado, o DNIT chegou a atuar no local, quando uma cratera foi formada.

A causa do problema

Em um novo contato, o DNIT informou que o segmento Ă© de responsabilidade da SIT-BA (SuperintendĂȘncia de Infraestrutura de Transportes da Bahia), o antigo DERBA. O ĂłrgĂŁo ainda explicou que o problema no local existe em função de uma emenda de corpo bueiro, onde o DERBA (Ă  Ă©poca) ao executar obras no entroncamento fez um prolongamento do corpo de bueiro, responsĂĄvel pela drenagem de ĂĄguas pluviais do local.

“O ponto onde ocorreu o recalque no pavimento (quando o pavimento sofre um abaulamento em função do adensamento no solo) Ă© exatamente na emenda entre o bueiro implantado sob o pavimento da BR-101 e o bueiro novo implantado pelo DERBA, Ă  Ă©poca.”, explicou o DNIT. 

Risco de interdição

Ainda em nota ao Blog do Valente, o DNIT disse que “SIT-BA precisa atuar de forma sĂ©ria e responsĂĄvel no local, senĂŁo caberĂĄ ao DNIT a interdição do acesso, o que vai gerar transtornos aos usuĂĄrios da Rodovia BA-046, que Ă© um importante meio de ligação do Baixo e mĂ©dio Sul da Bahia com a capital do Estado, atravĂ©s do Sistema Ferry Boat”.

Serviço executado parcialmente

O DNIT disse tambĂ©m que a SIT-BA realizou serviços no local visando a solução do problema, mas, a empresa subcontratada nĂŁo obteve ĂȘxito na solução do problema, tamponando as escavaçÔes sem atingir a raiz do problema. Em função desse serviço executado parcialmente, bastou a ocorrĂȘncia de chuvas no local para o problema retornar.

Outros problemas

NĂŁo Ă© a primeira vez que aquele trecho sofre com esse problema. Em março do ano passado. publicamos a noticia se uma cratera que foi formada naquela regiĂŁo . Em julho de 2021, uma equipe do DNIT esteve no local fazendo o trabalho de recuperação daquele local.

blogdovalente 

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios