Os secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, e Educação, Rowenna Brito, exaltaram, nesta sexta-feira, 18, o papel da iniciação científica no processo de formação dos estudantes dentro das escolas. Os dois estão presentes na agenda que acontece no Museu de Arte Contemporânea.
Segundo Joazeiro, que participa do evento em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autoriza a resolução das diretrizes curriculares para a Educação Científica nas unidades de ensino do estado, a iniciativa é essencial para fazer com que os estudantes possam alçar voos maiores, como mestrados e doutorados, quebrando também a ideia de que o ambiente científico deve ser ocupado apenas por uma 'elite'.
"A educação científica curricular, que o governador vai anunciar hoje, elá já é diferente, é para todo mundo. Todos os alunos vão fazer a educação científica, o professor está remunerado para poder fazer esse trabalho. As escolas hoje, as 500 escolas que estão sendo construídas novas do governo, elas têm laboratório de química, física, informática, e a Secti está entrando com laboratórios de audiovisual e games, e robótica. É uma estrutura muito completa de laboratórios", iniciou Joazeiro, que continuou.
"A gente está formando para o mercado de trabalho como qualquer outro aluno. O meu foco é formar para metrado e doutorado, que sempre foi um lugar da elite, não da periferia e do interior. Esse aluno do ensino médio sempre achou que a ciência não era lugar para ele, porque ele olha uma referência colocada como Einstein, ele é homem, branco e genial, e essa genialidade afasta ele da possibilidade", pontuou.
Rowenna Brito, que foi estudante da rede estadual de ensino, ressaltou a importância dos investimentos, no campo estrutural e no incentivo, para que a educação científica se torne uma realidade na vida dos alunos.
"Eu estudei no ensino médio da rede estadual, e a gente não produzia ciência quando estudei. Hoje a gente está com os estudantes ganhando prêmios internacionais, produzindo ciência no ensino médio. A gente está investindo nos laboratórios na estrutura física, na entrega de tablets para a pesquisa, e com professores para que a gente possa fazer esse grande casamento", explicou a secretária de Educação.
Rowenna Brito ainda celebrou a entrega de tablets para estudantes do ensino médio, que também acontece nesta sexta, 18.
"É a segunda etapa da entrega dos tablets. Entregamos no início do ano passado 138 mil tablets para nossos estudantes da segunda série do ensino médio, e agora começa a segunda etapa, vamos entregar aos estudantes da primeira série, a gente entrega 78 mil tablets, e no início do ano a gente continua com a terceira fase de entregas de tablets. Entrega também para os professores, utilizando como diário digital [...] Investimento real chegando nas unidades escolares", pontuou.

0 Comentários