Últimas

6/recent/ticker-posts

MP pede cassação de prefeito eleito na Bahia por suspeita de compra de votos em troca de combustível


O Ministério Público Eleitoral, através do Promotor Marcelo Henrique Guedes, ingressou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para cassar os registros dos candidatos Jorge Almeida (PSDB) e Lê da LR (PL), eleitos para prefeito e vice, respectivamente em Itamaraju, no extremo Sul da Bahia.


Na ação, o órgão afirma que os investigados praticaram condutas ilícitas durante a eleição, realizando a compra de votos através da distribuição em massa de combustíveis.


Buscas realizadas pelo promotor eleitoral resultaram na apreensão de notas que somam quase R$ 400 mil em combustíveis, utilizando empresas de terceiros para sonegar a prestação de contas. Ainda de acordo com o MP, os secretários Gustavo Souto, Leo Oss (Secretário de Administração) e "Bida" (Secretário de Governo) foram os responsáveis pelo esquema de crime eleitoral. A ação do Ministério Público aponta ainda que haveria outra empresa financiando fortemente a campanha da coligação com compras de votos, o que levantou suspeita sobre os saques volumosos foram feitos durante o período eleitoral e após a realização das eleições, para pagamento dos referidos abastecimentos.


O BNews teve acesso à denúncia, que elenca, entre planilhas e informações sigilosas, imagens dos eventos de campanha do prefeito eleito durante a corrida eleitoral. Confira:


Também foi apreendido material de campanha da candidata identificada como Hellen Fernanda, que tentou vaga como vereadora pelo PSB. Ela obteve somente 3 votos e figura como suplente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 


Ao final da ação o promotor Marcelo Henrique Guedes cobra que seja declarada inelegibilidade de todos os representados e cassação dos mandatos dos que foram eleitos. O processo corre na 172ª zona eleitoral de Itamaraju.

Postar um comentário

0 Comentários