Últimas

6/recent/ticker-posts

Trem-bala submarino: como é o transporte que vai cruzar continentes



O mundo deverá ganhar muito em breve um projeto gigantesco que promete surpreender. Trata-se de trem-bala submarino, que estabelecer uma ligação direta entre Europa e África.

A intenção é que o transporte possa, nas próximas décadas, utilizar um túnel ferroviário submerso de alta velocidade sob o Estreito de Gibraltar.

O trem-bala submarino está sendo projetado para possuir cerca de 28 a 30 quilômetros de extensão sob o mar e profundidade de até 475 metros.

Apesar de estar avançada, a proposta está ainda em fase de estudo e tem previsão de conclusão por volta de 2040.

Para funcionar, o projeto conta com a construção de dois túneis paralelos para transporte ferroviário e um terceiro, que será utilizado apenas para serviços e manutenção.

Trem-bala para reduzir tempo de viagem

A ideia é que os trens possam operar a velocidades entre 200 e 250 km/h. A intenção é que ele tenha potencial para reduzir significativamente o tempo de viagem entre cidades como Casablanca, no Marrocos, e Madri, na Espanha (de mais de 12 horas para cerca de 5 horas e meia).

A ideia utiliza um acordo assinado entre Espanha e Marrocos em 1979, que deu início aos primeiros estudos da chamada Ligação Fixa do Estreito de Gibraltar.

O problema está na geologia da região, que apresenta instabilidade, solos de difícil perfuração e risco sísmico.


Fonte: A TARDE 

Postar um comentário

0 Comentários