A Polícia Militar apresentou, na manhã desta segunda-feira (28), os membros de duas quadrilhas que roubaram bancos em Goiânia e região metropolitana. Ao todo foram apresentados cinco membros do grupo responsável pelo assalto a uma agência bancária, próximo ao Terminal da Praça da Bíblia em Goiânia, na semana passada.
Do montante roubado, a PM recuperou oito mil reais e um veículo Hyundai – IX35 que teria sido comprado com o dinheiro roubado. Foram apresentados Bruno Sales Delfino Batista, de 23 anos – com passagem pela polícia por roubo e homicídio qualificado –; Christian de Sousa Cruz, 21 anos – com passagem por roubo –; Yvis Matheus Miranda Correia Silva, de 22 Anos; Victor Rodrigues dos Santos, de 18 anos – detido pelo GIRO no dia 21 de junho deste ano por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e Gustavo Ribeiro da Cruz, de 22 anos.
Para o comandante geral da PM, coronel Divino Alves de Oliveira, a Polícia Militar tem dado resposta aos crimes envolvendo instituições bancárias. “Em tempo recorde a quadrilha foi identificada e presos por meio de uma parceria entre as polícias militares de Goiás e Bahia, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil do Estado do Tocantins. Os suspeitos foram presos em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e já programavam gastar o dinheiro tirando férias na cidade de Porto Seguro”, explicou o comandante da PM.
Enquanto explicava a ação da Polícia Militar, o coronel Alves relembrou da prisão dos envolvidos em explosão a caixas eletrônicos no norte de Goiás e na cidade de Rio Verde (de sete envolvidos quatro morreram em confronto com policiais) que foram solucionados pelas forças de segurança de Goiás.
Também foi apresentado o caso de tentativa de explosão a caixas eletrônicos, do Banco do Brasil, na avenida Rio Verde em Aparecida de Goiânia. Os criminosos ao tentarem explodir os caixas encontraram uma viatura da CPE (Companhia de Policiamento Especializado) que fazia ronda no local. Os criminosos atiraram contra os policiais e conseguiram fugir, sendo que Daniel Trindade de Moura, de 19 anos, e um menor, de 17 anos, morreram no confronto com policias da CPE e da Rotam. Os dois suspeitos já possuíam passagem pela polícia sendo o menor com seis passagens: quatro pelo roubo qualificado (artigo 157, CP), um por furto (artigo 155, CP) e uma passagem por formação de quadrilha (artigo 288, CP).
No dia 22 de novembro uma quadrilha realizou um roubo a uma agência bancária próxima ao Terminal da Praça da Bíblica. Agindo de forma discreta eles realizaram o conhecido “sapatinho” no qual o gerente ou algum funcionário do banco são feitos de reféns e, sem chamar a atenção de clientes ou seguranças, realizam o roubo ao banco. Parte dos assaltantes foram presos, no dia 23, em uma ação conjunta de inteligência entre as Polícias Militares dos estados de Goiás e da Bahia, Polícia Federal e Polícia Civil de Tocantins.
Já na madrugada de ontem (27) houve uma tentativa de explosão a caixas eletrônicos em um banco, na Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia. Policiais militares da Rotam e do CPE foram chamados para atender a uma ocorrência de possível roubo a caixas eletrônicos e, ao chegarem no loca, foram recebidos com tiros pelos criminosos que se encontravam dentro do banco. Um dos assaltantes faleceu no local e outro após fuga em confronto com policiais da Rotam. Veja o vídeo:
(PMGO com adaptações)
