Os diretores da Cid Química Marcelo Soares e Cláudia Souza não obterão resposta favorável a empresa entrando assim uma liminar e solicitando a realização dos testes em todos os 700 colaboradores da Natulab e Naturalife. Em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), o Secretário de Saúde de Santo Antonio de Jesus, Dr. Leandro Lobo, afirmou não ver essa necessidade em todos os funcionários da empresa no município.
Segundo o secretário, se a empresa tem condição de testar, ela deve fazer seguindo os critérios, conforme o ‘casamento clínico’, epidemiológico, acompanhado com as determinações da Secretaria de Saúde. “Se algum funcionário da Natulab não manifestou sintomas, o melhor a fazer nesse momento, é que fique em casa e cumpra o isolamento domiciliar. O critério da secretaria é baseado nos princípios do Ministério Público, SESAB (Secretaria Municipal de Saúde da Bahia) e OMS (Organização Mundial de Saúde), e critério cientifico em relação aos testes”, relatou.
Lobo declarou ainda que os testes devem ser realizados em pessoas que precisam ser testadas, visto que os recursos da saúde devem ser usados com sabedoria. “Não vejo necessidade, o mais importante é fazermos o ponto de corte. Testar quem efetivamente precisa ser testado. Os recursos da saúde precisam ser racionalizados. Se a Natulab pode fazer testes em 700 pessoas, para que testar de uma vez se podemos fazer de acordo com cada quadro, manejando e observando. Até porque estamos no inicio deste processo, amadurecendo o enfrentamento dessa pandemia. Que faça com critérios, e não só por fazer”, concluiu. vozdabahia
