Quando decidiu deixar a capital baiana e voltar a atuar em Riachão do Jacuípe, o Jacuipense tinha intenção clara: fazer valer a força da sua casa. Defendia uma invencibilidade de um ano e cinco meses no estádio Eliel Martins, o Valfredão. A última derrota havia sido em fevereiro do ano passado, para o Vitória da Conquista. O Leão do Sisal só precisava ter combinado com o Bahia.
O tricolor não levou o retrospecto em consideração. Venceu o time do interior por 2x0 nesta quinta-feira (30) e abriu vantagem na semifinal do Campeonato Baiano. Os gols do triunfo do Esquadrão foram anotados por Marco Antônio, no primeiro tempo, e Alesson, na etapa final.
O duelo de volta será no domingo (2), às 16h, no estádio de Pituaçu. O Bahia pode perder por um gol de diferença para se garantir na decisão. Quem avançar vai enfrentar o vencedor de Atlético de Alagoinhas e Juazeirense. O Carcará venceu o jogo de ida por 4x1, no Adauto Moraes, em Juazeiro.
Com o meio-campo mais povoado, o tricolor começou tomando as ações da partida e empurrando o Jacuipense no campo de defesa. O primeiro lance de perigo aconteceu aos cinco minutos. Zeca arriscou de fora da área, a bola quicou no gramado e quase complica a vida do goleiro Luan.
Apesar da pressão no campo ofensivo, o Bahia tinha muita dificuldade para criar as jogadas, com muitos erros de passe no último terço do gramado.
Quando conseguiu encaixar a jogada, o gol quase saiu. Aos 25 minutos, Ronaldo roubou bola no meio-campo e acionou Daniel. O meia invadiu a área e chutou forte, mas Luan fez a defesa. Na volta, Marco Antônio soltou a bomba, mas Luan salvou outra vez. O rebote ainda ficou com Ronaldo, que experimentou de fora da área. A bola desviou na defesa e passou perto da trave.
A resposta do Jacuipense também veio na base da pressão. Em um dos raros momentos de ataque do time do interior, a defesa tricolor cortou mal e deixou Mauri em boa situação dentro da área. O atacante pegou mal na bola e desperdiçou a chance.
Quando a Jacupa parecia iniciar um bom momento na partida, veio o banho de água fria. Aos 36 minutos, Marco Antônio tentou a tabela na entrada da área, a bola desviou na marcação e voltou para o próprio Marco Antônio. De fora área, ele bateu rasteiro e acertou o canto do goleiro Luan, abrindo o placar para o Bahia.
Antes do fim da primeira etapa o Jacuipense teve boa chance para empatar. Mateus Claus se atrapalhou no chute de Mauri e deu rebote nos pés de Elias. O atacante estava pronto para balançar as redes, mas o goleiro se recuperou e salvou o lance.
Aproveitando a vantagem, Roger decidiu colocar gás novo no Bahia e Alesson entrou na vaga de Ronaldo. Deu certo. Aos 18 minutos o Bahia puxou contra-ataque, Alesson recebeu em velocidade e na primeira participação invadiu a área e tocou na saída de Luan, ampliando o placar para o Esquadrão.
Depois do gol, o Bahia se acomodou na partida e o Jacuipense tentou se lançar ao ataque. O Leão do Sisal voltou a levar perigo em dois lances. Primeiro no chute forte de Raniele, que Mateus Claus fez boa defesa, e depois na finalização de Rafael Bastos que passou perto.
Aos 38 minutos o Bahia resolveu aparecer no campo de ataque. Na cobrança de falta na área, Elton ia receber livre para mandar de cabeça, mas o lateral radar chegou primeiro e conseguiu cortar para escanteio.
O tempo foi passando, o placar seguiu sem alteração e o Bahia esperou apenas o apito final para comemorar o triunfo no Valfredão.
FICHA TÉCNICA

0 Comentários