Últimas

6/recent/ticker-posts

Vídeo: Terreiro de Candomblé é alvo de ataques em dois dias consecutivos: “destruíram assentamento de Exu”


No último último domingo (13),  o terreiro Logun Éde, que existe há mais de 30 anos, localizado no município de Eunápolis, no sul da Bahia foi alvo de racismo religioso. Na ocasião, evangélicos teriam ido pregar em frente a Roça, quando iniciaram os ataques e agressões aos filhos de santo da Casa. As informações são de umas das hierarquias da casa, Luzenira Santana, 37, que cresceu e foi criada dentro do axé por sua mãe biológica e de santo, Maria Luziene – yalorixá do terreiro.

“Angústia, tristeza, sentimento de revolta, de violação”, descreveu Luzenira sobre o ocorrido em sua casa.

Ao BNews, a filha do terreiro Logun Éde contou que fiéis da Assembleia Juca Rosa foram pregar na porta da casa de axé e um deles teria levantado o pé para derrubar o assentamento de Exu – orixá mensageiro. O desrespeito foi o pontapé inicial para as agressões contra os filhos e mãe de santo.

Na ocasião, a sobrinha de Luzenira pediu ao pastor para que seus fiéis se retirassem do local para evitar a confusão. Mas, no momento, de acordo com os relatos, o pastor teria puxado a jovem pelos cabelos e um outro evangélico teria dado um ‘’mata-leão’’.

“Quando a gente viu a situação, tive que parar de gravar para poder acudir na tentativa de tirar ela da mão deles, porque fechou um monte de homem em cima, minha mãe foi, o meu esposo também na tentativa de tirar ela das mãos deles. Acabou que minha mãe foi machucada no braço, meu esposo está com arranhão no peito”, relembrou.

Assista ao vídeo:


Postar um comentário

0 Comentários