Um grupo de enfermeiros protestou na manhã desta sexta-feira (10), por ruas centrais da cidade de Santo Antônio de Jesus. O protesto começou por volta das 9h.
O ato é em defesa do piso salarial nacional da profissão e tem como objetivo fazer com que o governo edite a medida provisória que garante o repasse dos fundos.
“Estamos com apoio da Secretaria de Saúde para reivindicar um direito nosso que foi tirado pelo STF. Queremos que o STF desbloqueie o valor do salário que temos direito de ganhar e que está aprovado”, disse a enfermeira Maila ao Blog do Valente.
Ela informou ainda que tem anos que a categoria luta pelo piso salarial.
A manifestação ocorre em todo o paÃs. De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.
Assim, o Ministério da Saúde elaborou, junto com congressistas, uma minuta para regulamentar a destinação dos recursos. O ministério sugere que a divisão das verbas deve seguir a proporcionalidade por estado, isto é, quanto maior o número de profissionais, maior será a quantia destinada.
Contudo, a categoria critica a proposta e alega que tal medida irá ampliar a desigualdade entre os estados.
Texto e fotos: Blog do Valente

0 Comentários