Conforme a meteorologista Cláudia Valéria Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a causa é um fenômeno chamado de sistema pré-frontal. Com uma frente fria se aproximando, a massa de ar seca sobre o Recôncavo e outras áreas levou a um aumento de temperatura. Este é o primeiro sistema desse tipo a ocorrer na Bahia neste ano.
Segundo Cláudia Valéria, a frente fria que está chegando ao estado deve trazer chuvas intensas, acompanhadas de raios, trovões e rajadas de vento, para o Sul e Extremo Sul da Bahia, a partir de hoje. No Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu, as precipitações estão previstas no fim de semana, mas em menor intensidade. “Será chuva fraca a moderada. Podem ocorrer descargas elétricas, mas o volume maior será no Sul do estado”, disse.
Segundo a previsão do INMET, entre sábado (22) e domingo (23), o tempo instável e chuvoso permanece em toda a faixa litorânea da Bahia, incluindo o Recôncavo e Salvador.
O INMET mantém uma Estação de Monitoramento do clima no Recôncavo baiano, em Cruz das Almas, onde foi registrada uma das maiores temperaturas do estado na quarta-feira (19), chegando a 35,2 graus. No mesmo dia, a Estação de Monitoramento de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, registrou a maior temperatura da Bahia, atingindo 38,9 graus e com sensação térmica superior a 41 graus.
Santo Antônio de Jesus (BA) deve ter dia ensolarado com algumas nuvens, chove rápido durante o dia e à noite, amanhã (21). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre 21°C e 29°C ao longo desta sexta-feira.

0 Comentários