A oficialização da indicação será feita por meio do Diário Oficial da União ainda hoje.
Em entrevista à TV Globo, Lula afirmou: “Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país”.
“Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado. E eu acredito que será. E acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Brasil como ministro da Suprema Corte,” continuou Lula.
Zanin é o nome indicado para preencher a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou do Supremo Tribunal Federal (STF) em abril deste ano. A indicação de Zanin passará por avaliação no Senado Federal, onde ele será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida de votação pelos senadores.
De acordo com a legislação, os ministros do STF devem se aposentar obrigatoriamente aos 75 anos. Caso seja aprovado, Zanin, atualmente com 47 anos, poderá ocupar o cargo na Corte até o ano de 2050.
Natural de Piracicaba (SP), Zanin é formado em Direito pela PUC de São Paulo e possui especialização em diversos temas relacionados a litígios.

0 Comentários